Otimização de custos
Atualizado
Atualizado
Ao ter completado todas as etapas anteriores, ao clicar em ‘recarregar’, serão listadas todas as capacidades criadas e quais o PowerEmbedded-App tem permissão.
Após isso, um botão será exibido, permitindo ligar e desligar manualmente. Nessa mesma tela, já é possível visualizar algumas informações importantes da capacidade.
Ao clicar no botão de ações e selecionar “Editar”, você poderá definir as configurações de otimização de custos no portal.
Ativar otimização de custos (Pausar e iniciar automaticamente):
Quando essa otimização está ativada, somente usuários com permissões de nível de usuário ou grupo poderão visualizar um relatório se a capacidade estiver desligada. Se a capacidade estiver desligada e o usuário tiver permissão para reativá-la, ele conseguirá acessar o relatório automaticamente.
Se um usuário sem a permissão de ativar a capacidade automaticamente tentar acessar um relatório enquanto a capacidade estiver desligada, ele não conseguirá visualizar o relatório.
Você pode definir o período de minutos durante o qual sua capacidade pode permanecer inativa (ou seja, sem relatórios abertos). Quando o sistema detecta que nenhum relatório foi acessado durante esse período, a capacidade é automaticamente pausada.
Durante o período em que a capacidade está pausada, você não será cobrado. Embora a reativação da capacidade seja rápida e quase imperceptível, alguns usuários podem achar o processo inconveniente. Para minimizar esse impacto, você pode agendar a reativação da capacidade.
Na tela de "Otimização de custos", você encontrará a opção de “Definir horário para otimização de custos”.
Nessa aba, você pode programar os horários e dias da semana em que sua capacidade deve ligar e desligar ou até mesmo mudar de tamanho.
Ao clicar em “Adicionar”, dois campos serão exibidos: hora e ação. Aqui você pode programar os horários para ligar e desligar o recurso.
Utilize a opção “Copiar para” para aplicar a mesma configuração para outros dias da semana e economizar seu tempo.
Atenção: Durante o intervalo definido, a capacidade ficará sempre ligada, independente se os usuários estão acessando os relatórios ou não.
Fora desse horário, a capacidade funcionará com base na demanda. Por exemplo, se você definiu que a capacidade liga às 08:00 e desliga às 17:00, ela permanecerá ligada durante esse período. Antes das 08:00 e após às 17:00, a capacidade funcionará com base na demanda.
Se algum usuário tentar acessar o relatório fora do horário programado e ele tiver a permissão ativa no cadastro de usuário ou grupo, a capacidade será ligada, e quando atingir o tempo de inatividade definido por você, ela será desligada.
Se você tem a necessidade de alterar o SKU (Tamanho) da capacidade automaticamente em horários definidos, acesse Redimensionamento automático.