A senha do usuário de serviço do Power BI expirou
Atualizado
Atualizado
Durante a instalação do Power Embedded, uma das etapas era a criação de um usuário de serviço na página do Entra ID, no portal do Azure, que faz a comunicação entre o sistema e o Power BI, e foi configurado um tempo de vencimento para a senha deste usuário.
Quando essa senha expira, é quando o erro acima aparece no Power Embedded, pois não está sendo mais possível estabelecer essa comunicação.
A tela inicial do Power Embedded também mostra alguns alertas quando essa senha está perto de expirar:
Assim como a tela de Configurações também irá te alertar quando essa senha está próximo de expirar:
Caso a senha do Power Embedded tenha expirado ou esteja perto de expirar, siga esses 6 passos abaixo para criação de uma nova senha do usuário de serviço.
Para criar uma nova senha de aplicativo que será utilizado pelo Power Embedded, você precisará acessar esse link aqui.
Na página de registro de aplicativos na aba “Todos os aplicativos” (All applications), busque pelo usuário criado no momento da instalação do Power Embedded (O nome padrão do usuário é “PowerEmbedded-App”).
Ao encontrar, clique no nome do aplicativo.
Caso você NÃO esteja utilizando o nome padrão do usuário (PowerEmbedded-App) e não se lembra qual é o nome do usuário que está utilizando, acesse a página de Configurações do Power Embedded, copie o ID que está no campo "Id de Cliente do Power BI" e pesquise por esse ID ao invés de pesquisar pelo nome do aplicativo.
Agora clique em “Certificados e segredos” (Certificates & secrets) e em seguida “Novo segredo do cliente” (New client secret) para gerar uma nova senha.
Na nova tela aberta, digite uma descrição para esse segredo (conforme a sua preferência) e selecione a validade deste segredo (o recomendado são 24 meses).
Agora clique no botão “Adicionar” (Add), no final da página.
Agora copie o a senha gerada que está na coluna “Valor”. Existe um botão de copiar ao lado dessa chave.
Anote e guarde bem essa chave, pois essa será a ÚNICA vez que você poderá vê-la. Caso você perca essa chave, não será possível recuperá-la: Você precisará gerar um novo segredo e atualizar no sistema novamente.
Com esse valor copiado, vá até o portal de administração do Power Embedded em Configurações, e cole no campo “Chave de Acesso do Cliente do Power Bi” e depois, clique no botão “Salvar”.
Ao fazer esse processo, o portal irá funcionar normalmente.