Sincronizar com Entra ID
Atualizado
Atualizado
A sincronização automática de grupos do Entra ID aprimora a governança de usuários ao sincronizar automaticamente os grupos locais do Power Embedded com os grupos que estão do Entra ID.
Esta funcionalidade permite que o time de segurança, service desk ou infraestrutura gerencie as associações de usuários e grupos diretamente pelo Entra ID, sem a necessidade de ter permissão no Power Embedded, e essas alterações irão refletir no sistema automaticamente.
No Power Embedded, já era possível criar grupos e também importá-los a partir de arquivos CSV ou do Entra ID ou de forma programática através da API, acelerando bastante o processo de importação dos usuários e grupos.
No entanto, essas opções exigem alguma ação manual do usuário ou que você crie uma integração utilizando programação (no caso da API).
A sincronização é uma funcionalidade que permite realizar essa sincronia com os dados do Entra ID de forma simples e automática, facilitando a gestão da segurança, RLS e permissões.
Se você não quiser sincronizar os grupos, mas apenas realizar uma importação pontual de grupos e seus usuários, leia o artigo Importar Grupos do Entra ID.
Se você quiser importar alguns usuários pontualmente, ao invés de importar ou sincronizar um grupo, leia o artigo Importar Usuário do Entra ID.
Para que a sincronização de grupos com o Entra ID funcione corretamente, você precisará definir qual o comportamento do sistema no momento do sincronismo.
Para configurar o comportamento da sincronização, acesse o menu “Configurações” > Aba “Integrações” > Sincronização de grupos com Entra ID.
A seguir, explicaremos detalhadamente o que cada permissão significa e como ela afeta o processo de sincronização:
Criar usuário no sistema ao ser adicionado aos grupos sincronizados: Esta permissão é responsável por cadastrar automaticamente no Power Embedded e associar aos respectivos grupos no sistema, os usuários que são adicionados a grupos sincronizados no Entra ID. Se essa permissão estiver desativada, os novos usuários criados no Entra ID não serão adicionados ao sistema automaticamente.
O que fazer quando um usuário for removido de um grupo sincronizado no Entra ID? Existem quatro opções para definir o que o sistema irá fazer quando um usuário for removido de um grupo que está sincronizado com o Entra ID, e entender cada uma delas é crucial para um aproveitamento eficaz da funcionalidade:
Desabilitado: Esta é a opção padrão do sistema, e caso ela esteja marcada, remover o usuário do grupo sincronizado no Entra ID não terá nenhum efeito no Power Embedded.
Excluir o usuário do sistema: Quando um usuário é removido de um grupo do Entra ID, ele será automaticamente removido desse mesmo grupo no Power Embedded. Se o usuário ainda fizer parte de algum outro grupo sincronizado, o sistema irá apenas retirá-lo dos grupos do Power Embedded que o usuário não faz mais parte no Entra ID. Se o usuário não fizer mais parte de nenhum grupo sincronizado, ele será removido permanentemente do sistema, incluindo suas configurações e permissões.
Bloquear o usuário do sistema: Quando um usuário é removido de um grupo do Entra ID, ele será automaticamente removido desse mesmo grupo no Power Embedded. Se o usuário ainda fizer parte de algum outro grupo sincronizado, o sistema irá apenas retirá-lo dos grupos do Power Embedded que o usuário não faz mais parte no Entra ID. Se o usuário não fizer mais parte de nenhum grupo sincronizado, ele será bloqueado no sistema, impedindo o seu acesso, mas mantendo ainda as permissões e configurações. Essa é uma opção mais conservadora do que a exclusão, garantindo uma fácil recuperação (basta desbloquear o usuário) em caso de algum erro na remoção do usuário no grupo do Entra ID.
Retirar o usuário do grupo no sistema: Quando um usuário é removido de um grupo do Entra ID, ele continua cadastrado no portal, mas é removido apenas do grupo específico do qual ele foi retirado no Entra ID. Diferente das outras opções, o usuário permanece ativo no portal, porém sem associação com o grupo do qual foi removido.
A sincronização no portal é feita automaticamente uma vez ao dia. No entanto, se for necessário forçar essa sincronização, é possível fazê-lo de duas formas:
Clicando no botão “Sincronizar Agora” para sincronizar todos os grupos
Escolher um grupo específico, clicar no botão “Ações” e depois no botão “Sincronizar”, para sincronizar apenas o grupo selecionado.
Para que a sincronização ocorra de fato, é necessário selecionar quais grupos você deseja sincronizar.
Passo 1: Acesse a tela de “Grupos” Passo 2: Clique no botão “Sincronizar” Passo 3: Na tela de “Grupos sincronizados com o Entra ID”, clique no botão “Adicionar Grupos” Passo 4: Serão listados todos os grupos do Entra ID. Selecione um ou mais grupos que deseja sincronizar e salve.
A sincronização só será executada caso você tenha ativado a criação automática de usuários OU tenha configurado alguma ação para executar quando o usuário for removido do Entra ID, que não seja a opção “Desabilitado”.
Se o grupo selecionado para sincronizar não existir no Power Embedded, ele será criado automaticamente no sistema.
Caso já exista um grupo no sistema com esse mesmo nome que foi selecionado para a sincronização com o Entra ID, esse grupo será incluído na sincronização. Se algum usuário fizer parte desse grupo no Power Embedded e que não fizer parte desse grupo no Entra ID, ele será removido do grupo no Power Embedded, podendo ser até bloqueado ou removido do sistema, dependendo das configurações do sincronismo.
A sincronização automática é executada diariamente, às 22h.
Para ser possível importar dados de usuários e grupos do Entra ID, é necessário atribuir algumas permissões para o Service Principal, criado no Portal do Azure, utilizado pelo Power Embedded para se comunicar com o seu ambiente.
Na tela de Registro de aplicativos, pesquise pelo nome do aplicativo criado (O nome padrão é PowerEmbedded-App).
Na tela do aplicativo, clique em API permissions, no menu lateral e depois em Add a Permission.
Na próxima tela selecione a opção do Microsoft Graph.
Em seguida selecione a opção de Application permissions.
Na aba a seguir, busque por Directory e selecione a primeira opção Directory.Read.All e clique em Add permissions.
Para finalizar basta conceder o consentimento do administrador clicando em Grant admin consent for.
Pronto, agora você já conseguirá importar os usuários e grupos do Azure AD (Entra ID) para o Power Embedded.