Catálogo de relatórios
Atualizado
Atualizado
O Catálogo de Relatórios é uma ferramenta que permite a exibição prévia de informações sobre relatórios disponíveis no sistema. Essa funcionalidade é especialmente útil para cenários em que se deseja que os usuários tenham conhecimento da existência de determinados relatórios antes de solicitar acesso.
Se um usuário quiser visualizar um relatório específico, ele precisa enviar um pedido de acesso. Mas atenção: um relatório só aparecerá no catálogo se a opção "Mostrar no Catálogo de Relatórios" estiver ativada nas configurações dele.
O relatório é exibido exclusivamente nesta tela e somente se a opção “Mostrar no catálogo de relatórios” estiver ativada no cadastro do relatório.
Quando o relatório é disponibilizado no catálogo de dados, os usuários têm a possibilidade de solicitar acesso, fornecendo uma justificativa para a visualização do relatório.
Após a solicitação de acesso, tanto os administradores quanto os contribuidores dos workspaces associados ao relatório são notificados por e-mail e através do portal de visualização.
A notificação é exibida conforme exemplo na tela abaixo.
Para garantir uma gestão eficaz das solicitações de acesso, o sistema envia alertas automáticos, permitindo que os responsáveis revisem e aprovem ou rejeitem as solicitações de acesso.
Os administradores e contribuintes podem gerenciar essas solicitações diretamente a partir do portal de visualização, facilitando o controle e a segurança das informações.