Pré-requisitos
Atualizado
Atualizado
Para que você tenha um assistente no portal, é preciso fazer a configuração dos seguintes passos:
Validar os pré-requisitos no Portal de Administração do Power BI (você está aqui)
Contratar o modelo no Azure OpenAI ou OpenAI (ChatGPT)
Criar um modelo no Power Embedded
Criar um assistente no Power Embedded
Antes de prosseguir com a criação do seu modelo, verifique no Power BI se as permissões listadas abaixo estão ativadas.
A configuração dessas permissões é essencial para que você possa criar o assistente sem problemas.
Algumas permissões já podem estar ativadas, pois são configuradas durante a instalação do Power Embedded.
No entanto, devido a atualizações frequentes do Power BI, pode ser necessário habilitar essas permissões manualmente para garantir o funcionamento correto do assistente.
Utilizando um usuário com permissão de administrador do Power BI, acesse este link aqui.
Desça a página até encontrar a seção “Configurações do Desenvolvedor” (ou busque por “api” na barra de busca à direita)
Marque a opção "As entidades de serviço podem usar APIs do Fabric".
Por questões de segurança, marque a opção "Especificar grupos de segurança" na seção "Aplicar em:" e selecione o grupo de segurança que criamos no começo deste tópico (no meu caso, "PowerEmbedded-Group")
Clique no botão “Aplicar”.
Desça mais um pouco na página e repita o mesmo processo para os seguintes itens:
As entidades de serviço podem acessar APIs de administrador somente leitura
Entidades de serviço podem acessar APIs de administrador usadas para atualizações
Aprimorar as respostas das APIs de administração com metadados detalhados
Aprimorar as respostas das APIs de administração com expressões DAX e Mashup (se estiver desativado, atualize a página do navegador e tente novamente)
Isso deve ser feito na seção Configurações da API de Administração.
Após concluir essas etapas, podemos seguir para as próximas configurações.
Ainda na categoria “Configurações do desenvolvedor”, ou pesquisando por “inserir” na barra de busca, marque a opção “Inserir conteúdo em aplicativos” e adicione o grupo de segurança que você criou no filtro “Grupos de segurança específicos”, na opção “Aplicar em”.
Caso essa configuração já esteja ativada e permitida para toda a organização, sendo o padrão do Power BI, pode deixar assim.
Alterar isso pode causar problemas em outros processos, caso estejam utilizando algo que necessite dessa permissão.
E por último, na seção “Configurações de integração”, faça o mesmo processo para a configuração “Permitir pontos de extremidade XMLA e analisar no Excel com modelos semânticos locais”, que serve para permitir a listagem das roles de RLS de forma automática.
Caso essa configuração já esteja ativada e permitida para toda a organização, sendo o padrão do Power BI, pode deixar assim.
Alterar isso pode causar problemas em outros processos, caso estejam utilizando algo que necessite dessa permissão.
Pronto! Agora o Portal possui acesso ao seu ambiente do Power BI.