Autenticação de 2 fatores
Atualizado
Atualizado
Um dos pilares do Power Embedded desde a sua primeira versão sempre foi a segurança do acesso aos dados e relatórios.
Visando garantir a melhor segurança e governança possível em termos de autenticação dos usuários, o sistema oferece autenticação integrada com Microsoft e Google utilizando o protocolo OAuth2, de modo que o usuário não precisa criar mais uma senha, pois é utilizada a mesma senha do provedor de identidade e ao bloquear/remover esse usuário no Entra ID ou Google Workspace, o acesso é automaticamente bloqueado também no Power Embedded.
Para ser possível o acesso aos relatórios por usuários externos, como clientes e fornecedores, o Power Embedded também permite o acesso ao sistema utilizando autenticação interna com email e senha de acesso, onde bastava informar esses dados para conseguir acessar os relatórios.
Para aumentar a segurança dos usuários que utilizam email e senha para entrar no portal, foi implementado a autenticação de dois fatores no portal de visualização.
Uma vez ativado no usuário em questão, ao fazer login com email e senha, será enviado um email com o código de confirmação, que deverá ser informado para completar o processo de Login no sistema.
Essa medida garante uma camada extra de segurança para proteger as informações dos usuários.
Para ativar essa opção, basta ir no Portal de Administração > Usuários ou clicar aqui.
Clique no botão Ações > Editar.
Agora ative a opção Autenticação de 2 fatores ao logar utilizando email e senha.
Ao ativar a autenticação de dois fatores, sempre que o usuário fizer login no portal de relatórios usando email e senha, será enviado um código de verificação para o seu e-mail.
Após receber o email com o código de acesso, o usuário deverá inserir o código nesta tela e clicar no botão Validar código para continuar o processo de login.
Caso o usuário utilize a autenticação Microsoft ou Google, essa permissão não terá efeito, pois o acesso é validado pelo provedor de identidade e as configurações de MFA são gerenciadas pelos responsáveis de segurança / TI da sua empresa.
Devido a disso, caso a sua empresa force o uso de MFA, você precisará confirmar o código pelo método de MFA utilizado para conseguir autenticar no Power Embedded.