Controle de gastos com Power Pilot: limite de uso mensal em dólar (USD)
Atualizado
Atualizado
A funcionalidade de controle de gasto permite definir um limite mensal de uso em dólar (USD) para o Power Pilot, trazendo mais previsibilidade e tranquilidade para os usuários. Com essa funcionalidade, é possível utilizar a inteligência artificial com mais confiança, inclusive explorando modelos mais robustos, como o GPT-4o, sem correr o risco de ultrapassar o orçamento
Entre os principais benefícios da funcionalidade estão:
Definição de um teto de custo por usuário, grupo, empresa ou organização
Garantia de que o orçamento não será excedido
Liberdade para testar e explorar a IA sem surpresas na fatura
Cada vez que o Power Pilot é utilizado para responder perguntas, ele consome tokens de um modelo de IA — que têm um custo em dólar (USD). O Power Embedded monitora esse consumo automaticamente e compara com o limite definido pelo administrador.
Nesse passo a passo abaixo ele serve para explicar esse limite na hierarquia de usuário, mas lembrando que você consegue trabalhar na hierarquia de Grupos e Organização
Passo 1: Acesse o portal de administração
Vá até o menu de "Usuários" e clique em ações.
Passo 2: Defina o limite mensal em USD
Nessa nova tela, informe o valor máximo permitido para consumo de IA no mês (ex: 1 USD).
Paso 3: Salve e monitore
Após salvar, o sistema começa a monitorar automaticamente o uso do Power Pilot. O consumo pode ser acompanhado em tempo real na mesma tela.
É importante destacar que o Power Embedded já conta atualmente com uma auditoria detalhada de uso do Power Pilot, permitindo que o cliente acompanhe o consumo por assistente, modelo utilizado e usuários. A nova funcionalidade de limite de uso por custo vem para complementar essa auditoria, oferecendo um nível adicional de controle e garantindo mais segurança no uso da IA.
O acesso ao Power Pilot é temporariamente suspenso para o escopo configurado.
O uso é liberado novamente no início do próximo ciclo mensal.
Para garantir controle e previsibilidade no uso da IA, o sistema segue uma hierarquia de regras para aplicar os limites de consumo definidos:
Limite da Organização (Hard Limit): É o valor máximo absoluto. A soma total do consumo de todos os usuários nunca poderá ultrapassar esse limite. Independentemente de configurações individuais ou por grupo, esse é o teto global da organização.
Limite por Grupo: O sistema identifica todos os grupos aos quais o usuário pertence e considera apenas o grupo com o maior limite entre eles. A soma do consumo do usuário não pode ultrapassar o limite desse grupo prioritário.
Limite Individual do Usuário: Cada usuário também pode ter um limite específico. Nesse caso, a soma do uso individual nunca pode ultrapassar o seu próprio limite, mesmo que o grupo ou a organização permitam um consumo maior