Gateways
Atualizado
Atualizado
Nesta tela é possível visualizar os gateways disponíveis no Power BI e algumas informações úteis como nome do servidor, informações de contato, versão do gateway e quantidade de fontes de dados que utilizam esse gateway, servindo como um inventário dos gateways da sua empresa, uma vez que o sistema permite exportar esses dados para CSV e Excel.
Ao clicar em “Ações” e depois em “Gerenciar no Power BI”, é possível ser redirecionado para o Power BI para gerenciar as configurações do gateway por lá.
Para ser possível listar os gateways existentes no ambiente do Power BI, é necessário liberar uma permissão para o usuário do aplicativo (PowerEmbedded-App) no Power BI Serviço.
Acesse a tela de Gerenciar conexões e gateways e clique na opção Gerenciar gateways de dados locais.
Agora você irá clicar nas 3 elipses (…) ao lado do gateway que deseja liberar a permissão e selecionar a opção Gerenciar Usuários.
Na tela de gerenciamento de usuários, pesquise pelo nome do aplicativo que você está utilizando no Power Embedded (o nome padrão é PowerEmbedded-App), marque a permissão de Administrador e clique no botão Share.
Agora repita esse processo para todos os gateways que você precisar gerenciar e acessar dados pelo Power Embedded, especialmente se for utilizar conexão com o Analysis Services (SSAS).
Se estiver utilizando conexão DirectQuery ou Live Connection com um Analysis Services (SSAS), essa configuração do gateway pode ser necessária para abrir os relatórios, caso apresentem erro de conexão.
IMPORTANTE: Não é necessário alterar as permissões nas fontes de dados, uma vez que o usuário do Power Embedded já possui permissão de administrador no Gateway.
Isso reduz bastante o esforço de ter que configurar essas permissões em cada um das fontes de dados, uma vez que a quantidade de fontes de dados é bem maior que a quantidade de gateways.